Computador - criar copia de segurança integral

Esta é uma das melhores e mais eficientes formas de fazer uma cópia de segurança de todo o disco rígido de um computador.

Este programa gratuito para computadores de casa já me salvou várias vezes de ter de andar a instalar todo o sistema operativo e todos os programas de novo quando alguma coisa corre mal com o Sistema Operativo Windows.

A última vez foi á dias atrás depois de mais uma grande atualização deste sistema operativo. Depois desta atualização fiquei com o sistema de som todo cheio de problemas nem podia usar o telegram, um programa que uso todos os dias para mensagens e telefonar via Internet.

Neste caso valeu-me ter feito uma imagem de todo o meu Sistema Operativo incluindo todos os programas instalados no meu disco rígido com este espetacular programa em dezembro último. Assim bastou-me 1 hora e meia para ter todo o computador como eu estou acostumada com todos os programas a funcionar normalmente. Neste caso poderia ter usado um ponto de restauro de uma data anterior, a esta atualização. Mas os pontos de restauro só funcionam se o sistema operativo estiver a funcionar.

 

Responsive image

 

Com uma imagem de todo o sistema e programas mesmo que o disco rígido tiver de ser mudado por qualquer razão em pouco tempo pode-se ficar com tudo a funcionar como se está acostumado ou seja com o sistema operativo como o conhecemos e todos os programas, o que ajuda sempre a automatização do trabalho no nosso computador pessoal.

Estas cópias de todo o sistema que incluem o sistema operativo, os programas e todos os documentos que tiverem no disco, chamadas de imagem de recuperação devem ser guardadas em discos rígidos separados e seguros e terem também espaço suficiente para 2 ou 3 imagens. Estas imagens ocupam o espaço que se tem no C quando se cria a imagem de segurança. Digamos que tem 150 GB ocupados no disco, se criar uma imagem todos os meses e guardar as últimas 3 o disco que se usa para guardar estas 3 imagens precisa de ter pelo menos 500GB de espaço só para estas imagens de recuperação.

Estas imagens de recuperação podem ser usadas e instaladas no mesmo computador quando algo corres menos bem ou em qualquer disco rígido de outro computador que possa usar o mesmo sistema operativo. É claro que não se poderia instalar uma imagem de recuperação de um sistema de 64bits numa máquina de 32bits. As instalações destas cópias de segurança do sistema são feitas a partir de uma pen-de-memória normal, onde este mesmo programa instala o seu pequeno sistema operativo que irá instala uma das imagens guardadas no disco do computador que se pretende recuperar.

O computador a ser recuperado ou restaurado para uma data anterior a fim de ficar como estava a pouco tempo atrás terá que ser iniciado a partir desta pen-de-memória que tem o sistema de recuperação deste mesmo programa. Normalmente tem que se abrir á bios e escolher esta pen-de-memória para que o computador inicie partir dela. Por vezes basta escolher no primeiro ecrã por onde se quer iniciar o computador pelo disco normal ou pela pen depende do computador.

No meu computador de secretária como tem uma placa-mãe mais ou menos ressente é muito fácil de ao iniciar escolher abrir a bios e muito normal e fácil escolher a pen ou outro disco para o computador fazer boot através dele.

Como nestes computadores grandes pode-se ter vários discos com vários sistemas operativos instalados ir á bios é coisa do dia a dia por vezes. Eu tenho por acaso instalado o sistema operativo ubuntu num outro disco e mudo de sistema operativo cada vez que quero, ou posso escolher qualquer pen-de-memoria conectada ao computador com um outro qualquer sistema operativo para o computador arrancar.

Agora com as placas-mãe modernas a usam o sistema UEFI (Unified Extensible Framework Interface) é facílimo entrar, mudar e escolher o disco que tem o sistema operativo para iniciar o computador. Já não é uma coisa só para os técnicos qualquer pessoa consegue ter acesso á bios e mudar o que bem entender.

Download: https://www.macrium.com/reflectfree

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Topo da página